A 11.ª edição do Festival “Violas do Atlântico” decorrerá a 18 de Setembro com o encontro entre a Viola de 15 Cordas e a Viola de 12 Cordas Açorianas.
Bruno Bettencourt na Viola de 15 Cordas e Rafael Carvalho na Viola de 12 Cordas irão apresentar a nossa Viola da Terra, as suas características: diferenças físicas, diferenças de afinação e diferentes técnicas de execução. Alguns temas serão tocados em conjunto, num trabalho que está sendo preparado à distância, e que pretende demonstrar que essas Violas, mesmo com algumas diferenças, complementam-se, sendo uma enorme riqueza para a cultura popular Açoriana.
O Festival Violas do Atlântico pretende valorizar a Viola de Arame trazendo aos Açores, anualmente, uma das várias Violas de Arame Portuguesas e até a Viola Caipira do Brasil, para um concerto conjunto com a nossa Viola da Terra.
Durante os últimos 10 anos este evento tem sido um contributo extraordinário para a história actual das Violas de Arame proporcionando encontros e duetos que nunca tinham acontecido na história das nossas Violas, para além de promover a valorização e revitalização da Viola de Arame.
Esta décima primeira edição pretende homenagear a riqueza da nossa Viola da Terra, de 12 e 15 cordas, desta vez num concerto ao vivo, após a sua junção, em 2020, em formato “on-line”.
O evento é uma produção da Associação de Juventude Viola da Terra em parceria com o Estúdio 13 – Espaço de Industrias Criativas, contando com o apoio do Governo dos Açores.